quinta-feira, 10 de julho de 2008

Simbolismo?


Serei eu Simbolista? Serei eu contemporaneo de Alphonsus Guimarães? meus escritos se assemelham aos misterios apocalípticos ou são apenas meras palavras incompreensíveis diante de leitores leigos do meu dia a dia?
Sim, escrevo o que se passa em minha mente, e consequentemente com meu coração. assim como meus companheiros de cabeceria. afinal eu vejo a literatura, nao em todos os casos, como uma forma abstrata de arte. Leio e entendo da forma que eu quero, na forma que me convém (e isso se deve com todos). assim como quadros sul-realistas ou mesmo as nuvens que cortam o céu. ah! quem dera que fosse eu um simbolista, pudesse falar em codigos, ou simplesmente que outrem fale por mim. o que digo, falo com minhas palavras (e apenas com elas). por mais embaraçadas ou soltas que elas parecam, nao falo pra "apontar" os motivos ou consequencias de minha felicidade ou de meus infortúnios. apenas versifico o que rege minha vida, volto a dizer, assim como meus companheiros de cabeceira. seja ele, simbolista, pré-moderno ou mesmo contemporaneo. e volto a minha premissa, Escrever é pôr o coração na "pena!" mesmo por que não guardo rancor ou mágoa do que me acontece. escrevo mais pra me convencer que a razão sempre fala mais alto ao meu alter-ego (e por vezes esqueço disso). afinal a vida esta ai pra nos ensinar, ensinar a viver. e cada um vive segundo a sua maneira e preceitos, eu vivo o romantismo de Alvares de Azevedo, o pré-modernismo de Augusto dos Anjos, os versos cantarolados de Vinicius de moraes. e agora vejo que me interpretam tambem como Alphonsus (pra minha surpresa). Mas ao contrario do que se parece quando voltamos a visão ao céu. vemos nuvens, por mais que elas pareçam ou representem algo, sempre serão nuvens.

"me orgulho do que vivi, mesmo que nao tenha sido da melhor maneira possivel. creio que ganhei muito com minhas experiencias, e tambem ensinei um bucado. e no fim, ainda que eu fuja (de mim), olho pra trás com orgulho. pq vivi!"

"Nada como um dia após dia, uma noite, um mês"

Nenhum comentário: