terça-feira, 24 de junho de 2008

Amor?


O Amor é uma estrada que nos leva pra os mais diferentes lugares, pode nos levar pra casa são e salvo ou pode nos levar pra o inferno das zonas onde o amor é moeda.
O que o dicionario diz sobre essa palavra? "viva afeição que nos impele para o objecto dos nossos desejos;" e não é só esse pois lá ainda encontramos formas de amar: "amor captativo, conjugal, oblativo, platónico". nao só no dicionario mas na biblia tambem se busca uma explicação para tal sentimento em I coríntios 13:
"Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine / O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece / tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. / O amor jamais acaba"
Mas como o amor pode se encaixar em moldes? como ele pode ser criado um estereótipo para caracterizar o amor? o Amor é fruto de uma abstração, que é o sentimento. da mesma forma que poetas e mesmo Paulo quando escreve em suas cartas estavam certos em quando falava que o Amor Jamais acabar, pode-se se entender de várias formas. desde que o amor é imortal, e uma vez tido acompanharia nossa trajetoria ate onde pudermos ir, ou simplesmente o amor estará ao lado ainda que nao seja aplicado a alguem ou a alguma coisa. por outro lado poetas sábios tambem afirmaram que o amor é solúvel e que com o tempo ele desaparece deixando só sua historia e suas lembranças sejam elas boas ou ruins (Depende da forma que se ve).
Os gregos tambem explicaram o amor, e dividiram em quatro palavras Philia, Storgé, eros e Agape. onde cada um deles representam algo, o primeiro podemos chamar de Amizade, a cumplicidade comum entre pessoas distintas muitas vezes sem nenhum laço ou comportamento que os una, apenas o Philo. Storgé, nasce contigo e ao nascer. é o amor que une as familias o amor intrínseco nessa relação (muitas vezes perdido). Eros, o nome em si foi uma homenagem ao deus do Amor, Eros. é o amor que nasce da relação entre um homem e uma mulher. eros é paixão e desejo, mas tambem é amor talvez o melhor dentre ele, pois ele pode reunir todos em um só. e mesmo sendo tao perfeito ainda da espaço para imperfeição do ciume, do egoismo que reje e destroi. podendo deixar percas, feridas e cicratizes por quem ousa senti-lo. e por fim o Agape, o dom supremo. Amar pelo simples fato de amar, o amor que fala a biblia o amor que os seguidores de religiao buscam a todo instante. e que aqueles que exitam da fé (como eu) apenas se perguntam, pode existir? e de uma forma ou de outra tambem buscam, nao o amor em si mas a resposta.
Bem o amor é mais confuso que a propria razão, mas prefiro ficar com os poetas. o amor é o tudo e o nada. e querer e bem querer. pode nascer de uma olhar, de um beijo, de uma convivencia. ou apenas não nascer. ficar quieto em seu lugar esperando a hora de sair e levar a alma de encontro ao corpo. entao deixo cada um com sua visão, com sua forma, com seu Amor! pois o meu é uma estrada tortuosa que só me fez conhecer a frustração de nao chegar ao seu destino. "e existe destino?"

Um comentário:

Unknown disse...

Texto lindo! Sabias palavras, que sentimento lindo e ao mesmo tempo esquisito! nos faz para p pensar...